A Ascensão e o Fortalecimento da Classe Contábil

A Ascensão e o Fortalecimento da Classe Contábil

Entre contadores e técnicos somos aproximadamente 500.000 profissionais em todo país, atuando na arte de registrar, classificar e resumir de maneira significativa os eventos, atos e fatos administrativos e monetários das entidades.

Estamos entre as cinco maiores demandas profissionais do mercado de trabalho e passamos de meros apuradores de impostos a peças fundamentais na concessão de dados para a tomada de decisão empresarial.

Somos analistascontadoresauditoresconsultorespesquisadoresassessoresempresáriosperitosprofessores.

Trabalhamos em empresas privadas, públicas, instituições de ensinos, entidades sem fins lucrativos e em nossas próprias empresas.

Fazemos aberturas de empresasencerramentosalteraçõeselaboramos planejamentos,orçamentos e estratégiasemitimos relatóriosdemonstraçõesplanos de açãoapuramos impostosentendemos o complexo sistema tributário brasileiro.

E ainda temos sucessores, são mais de 400.000 estudantes, já aprendendo nos novos padrões internacionais de contabilidade.

Nossa profissão foi regulamentada em 1946. No ano de 1976, foi publicada a Lei das S/As, em 2007 a principal alteração desta Lei. A grande convergência internacional ocorreu em 2010, porém, destaco 2013 como um dos anos mais importantes para a contabilidade.

Em janeiro comemoramos o dia do empresário contábil, em abril o dia do contabilista, em setembro o dia do contador. Mas, devemos nos orgulhar não somente por estas datas, mas pelos 365 dias deste marco histórico, pois 2013 é “O ano da Contabilidade no Brasil”.

“Faremos várias ações para mobilizar a sociedade sobre a importância da profissão, bem como valorizar os profissionais de contabilidade”, diz Juarez Domingues Carneiro, presidente do Conselho Federal de Contabilidade, em Sessão Solene no Congresso Nacional.

Este é o ano de valorizar a classe contábil, tornar positiva nossa imagem e conquistar o respeito da sociedade.

Estamos vivendo uma mudança completa no horizonte profissional. Hoje temos uma contabilidade globalizada, harmônica com os padrões internacionais, fruto do aperfeiçoamento, da busca pelo conhecimento dos profissionais que militam na área.

Somos capazes de dominar as inovações tecnológicas do Sistema Público de Escrituração Digital, nas modalidades: Fiscal, Contábil, Contribuição, Social e Folha. E seus derivativos como certificação digital, banco de balanço, notificação eletrônica, ponto eletrônico e desonerações.

Mudanças que abrangem, principalmente, as pequenas e médias empresas, responsáveis por 95% do empresariado brasileiro. Estamos formalizando e orientando os gestores a tomarem decisões com base em relatórios fidedignos, oriundos da contabilidade.

Parabéns, amigos contabilistas, pelas conquistas. A contabilidade está em um patamar de valorização que, para nós, é motivo de orgulho, temos muito a comemorar, façam parte desta história.

Vamos juntos!

Sobre o Autor: Ronnie de Sousa é contador, auditor interno e sócio fundador do Portal Contábil Essência Sobre a Forma www.essenciasobreaforma.com.br

Link da matériahttp://www.jornalcontabil.com.br/v2/Contabilidade-News/2801.html

Sobre o Autor

admin administrator