Sabia que pessoas felizes produzem melhor? Leia o artigo!

Sabia que pessoas felizes produzem melhor? Leia o artigo!

Eu acredito no empreendedorismo como alavanca social e um meio de agregar felicidade as pessoas envolvidas, capaz de mudar a vida destas para melhor. Mas para ser esta alavanca as pessoas envolvidas no processo devem estar bem, em sintonia, felizes e entusiasmadas!

A empresa tem que cumprir o seu papel e oferecer estrutura física, incentivo aos estudos e um clima de trabalho agradável e harmonioso.

Assim pode cobrar resultados porque dá condições para isto!

O maior ativo de uma empresa são as pessoas! Pois sem pessoas bem treinadas, motivadas e felizes no trabalho nenhum processo se desenvolve com qualidade.

Contudo essa relação pode entrar em conflito por razões fáceis de resolver, e hoje trago para vocês 3 conflitos bastante comuns e como solucioná-los:

“Ambiente hostil”

Todos nós passamos a maior parte do nosso tempo no ambiente de trabalho, isso vale tanto para o empresário quanto para o colaborador e muitas vezes enfrentamos ambientes de trabalho hostis, pesados, na sua maioria estimulados pela direção da empresa ou gerentes que agem livremente sem cumprir o fundamento principal da sua atividade que é: gerenciar pessoas e recursos!

Em empresas assim é um lamento quando começa o dia de trabalho, e um alívio quando termina!

Em um ambiente onde a competição é estimulada através de grande pressão, ela pode ocorrer de forma desleal, o erro de um colega serve como escada para o crescimento dos demais, esta pressão excessiva acaba por estimular o pior lado das pessoas e coloca outras em situações até mesmo humilhantes. A colaboração não ocorre, informações são sonegadas e trabalhos são sabotados. É cada um por si!

Nesta situação todos perdem, principalmente a empresa, que perde competitividade em processos que poderiam se resolvidos de maneira bem mais ágil em um ambiente colaboração.

Solução: Incentive o mérito para que as pessoas cresçam pelas suas qualidades e não pelas falhas dos colegas. Coloque todos trabalhando pelo mesmo objetivo, agregue dê o exemplo!

“Empresa x Vida pessoal”

A linha que divide a vida pessoal da profissional é muito tênue. Muitas vezes se confundem e passamos a ter uma atitude errada, levando problemas de um lado para o outro, ocasionando dificuldades de relacionamento tanto em casa quanto no trabalho.

É comum o horário de trabalho ir além do habitual em determinadas situações e invadir a vida pessoal, afetando horários e  compromissos particulares, assim como, problemas pessoais, dificuldades financeiras, educação dos filhos podem afastar o colaborador do trabalho em determinados momentos.

As duas situações são bem comuns e a empresa deve criar mecanismos de solução sem conflitos.

Solução: A empresa deve ter uma comunicação clara e objetiva prevendo esta e outras situações, dizendo como será executado o trabalho, se existirão benefícios e de que tipo, e como se dará a compensação ou se serão pagas as horas extras.

Uma comunicação clara e objetiva elimina muitas reuniões e conflitos desnecessários.

“Barreiras de Comunicação”

Barreiras de comunicação não devem existir de forma alguma. É um hábito errado em muitas empresas que os gerentes assumam decisões sobre solicitações dos colaboradores para si, e a diretoria não ficar sabendo.

É péssimo quando uma pessoa reivindica algo e o assunto morre na mão da outra pessoa, não é a imagem do gerente que fica ruim, é a  imagem da sua empresa que fica arranhada.

Pior ainda é não ter para quem reclamar, pois o gerente se impõe pelo medo e não pelo respeito, e então proliferam as conversas de corredor, criam-se boatos, e a empresa fica queimada no mercado, como um local péssimo para trabalhar.

Solução: Crie um mecanismo para que seus colaboradores possam expressar seus desejos, críticas e anseios. De preferência terceirize este serviço para uma empresa de recursos humanos.

Valorize seu gerente e incentive-o a adotar uma nova postura onde passe a gerenciar os recursos humanos e materiais da empresa. Ele deve ser um líder capaz de extrair o máximo em termos de resultados, mas com qualidade e satisfação de todos os envolvidos.

Você não precisa de alguém para controlar horário de chegada e saída, controlando acesso à internet e sites, contando o volume de folhas de ofício que foram consumidas, para isto existem softwares apropriados e bem mais baratos.

Então ficam aqui algumas dicas para você administrar melhor o ambiente da sua empresa:

1- Incentive o mérito, mas através de um ambiente de colaboração, onde todos ganham.
2 – Crie um canal de comunicação dos colaboradores com a diretoria da empresa.
3 – Tenha regras claras.
4 – Seja flexível e honesto e poderá cobrar o mesmo dos seus colaboradores.
5 – Faça do seu gerente um líder capaz de inspirar sua equipe de trabalho.

Estas dicas são baseadas em situações que presenciei e são comuns a muitas empresas. Mas claro que tudo não se resume as estas questões, empresas são organismos vivos e sempre com novas necessidades pois são formadas por pessoas.

Cabe a ao empreendedor, gerente, encarregado, identificar o que está errado e tratar de melhorar o ambiente da onde estão empreendendo deixando as pessoas sob sua responsabilidade mais felizes e alegres, aptas a demonstrar todo o seu potencial.

Um bom final de semana e felicidades a todos!

Alexandre Ferrão

Sobre o Autor

admin administrator